Alceu Valença no Vivo Rio - Amigo da arte


Tempo para o evento:

Detalhes

ALCEU VALENÇA apresenta o show AMIGO DA ARTE no VIVO RIO, sábado, dia 04 de abril. O espetáculo reúne canções que ressaltam o diálogo entre a obra do cantor e compositor pernambucano e suas referências na literatura, na poesia, na filosofia, nas artes em geral.
Em Agalopado (do álbum Espelho Cristalino, 1977), o artista reúne três referências literárias na mesma obra. Em sintonia com os mineiros Guimarães Rosa (“viro rosa, vereda de espinhos”) e Drummond (“viro pedra no meio do caminho”) e o espanhol Cervantes (“Dom Quixote liberto de Cervantes”), a arte é amiga da dor, do amor, do desengano. Que Grilo Dá (de Mágico, 1984) aproxima o nordeste do João Grilo de Ariano Suassuna ao Macunaíma, o herói sem caráter, do paulista Mario de Andrade, amigos do “riso e desastre do meu Brasil popular”.
A canção e a prosa se encontram como conde e passarinho na crônica de Rubem Braga e na letra de Na Primeira Manhã (Coração Bobo, 1980). Solidão (Mágico, 1984) aponta para a Macondo de Gabriel García Márquez. Como a poesia brasileira é amiga da lusofonia, Loa de Lisboa (Estação da Luz, 1985), exalta a verve de Fernando Pessoa. Senhora Dona (Rubi, 1986) saúda o poeta Mario Quintana.
Belle de Jour (Sete Desejos, 1992) ambienta a atriz Catherine Deneuve, sob as lentes do cineasta espanhol Luis Buñuel, no céu azul e nas temperaturas sensuais da praia de Boa Viagem. Do cinema para a pintura, Girassol (Sol e Chuva, 1997), inspirada em Van Gogh, reaproxima a Holanda de Olinda. Tropicana (Cavalo-de-Pau, 1982), deriva das mangas, cajus e outras frutas tropicais que brotam dos traços do artista plástico pernambucano Sérgio de Lemos.
Seixo Miúdo (Rubi, 1986) traz a citação “O homem é o lobo do homem” do filósofo renascentista inglês Thomas Hobbes na obra “Leviatã”. A filosofia, uma das maiores paixões do cantor, entrou em sua vida através das aulas de Bernadete Pedrosa na Faculdade de Direito do Recife. Graças à professora, as obras clássicas gregas entraram no radar do jovem Alceu. E o Cavalo de Pau não vem a ser outro senão o cavalo de Troia agalopado nos mistérios do sertão.
Como o tempo é amigo do pensamento, a Embolada do Tempo (Na Embolada do Tempo, 2005) foi concebida para ecoar a máxima do antropólogo pernambucano Gilberto Freyre em que “o tempo é tríplice”, onde se vivencia passado, presente e futuro no mesmo tempo e espaço de uma canção.
Como a canção é amiga da tarde, Anunciação, Belle de Jour, Estação da Luz, Amor Covarde, No Tempo Em Que Me Querias, Papagaio do Futuro – além da recém-lançada Eu Vou Fazer Você Voar reinventam seu próprio tempo.


SERVIÇO
Data: 04/04/2019
Local: Vivo Rio
Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo – Rio de Janeiro/RJ
Horário: 21h
Abertura dos portões: 19h
Classificação etária: 18 anos. Menores entram acompanhados dos pais ou responsáveis legais.

BILHETERIA OFICIAL – SEM COBRANÇA DE TAXA DE SERVIÇO
Vivo Rio
Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo – Rio de Janeiro/RJ
Terça a sexta-feira das 11h às 18h
Sábados e domingos das 15h às 18h
Apenas venda e retirada de ingressos para os eventos do Vivo Rio

PONTO DE VENDA – SUJEITO A COBRANÇA DE TAXA DE SERVIÇO
Loja EVENTIM - Brasília Shopping
SCN Quadra 5 Bloco A, 2º Subsolo - Brasília Shopping – Brasília/DF
Segunda a sábado das 10h às 22h
Domingos e feriados das 13h às 19h
Venda e retirada de ingressos para todos os eventos vendidos pela EVENTIM

Loja EVENTIM - Shopping 5ª Avenida
R. Alagoas 1314, Loja 20C – Savassi – Belo Horizonte/MG
Segunda a sexta-feira das 10h às 19h
Sábados das 10h às 16h
Venda e retirada de ingressos para todos os eventos vendidos pela EVENTIM

Ingressos disponíveis em https://www.eventim.com.br/ingressos.html?affiliate=BR1&doc=artistPages%2Ftickets&fun=artist&action=tickets&erid=2632548&includeOnlybookable=false&x10=1&x11=alceu

Local

Vivo Rio
Avenida Infante Dom Henrique 85
Rio de Janeiro - RJ

Mais eventos de Alceu Valença


Recomendado para você